30/09/2011

Etiqueta no Dojo







 1. É responsabilidade de todos manter as regras tradicionais de etiqueta no Dojo, este espírito vem de seu Fundador e deve ser respeitado, honrado e mantido.


2. É de responsabilidade de todos criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito, deixando os problemas pessoais fora do Dojo.





 3. Respeitar, respeitar e respeitar, é um pensamento em um Dojo. É dever moral de todos usar as técnicas aprendidas para fins pacíficos visando sempre construir, é muito fácil quebrar ou machucar alguém, mas consertar o dano nem sempre é possível.


4. Procure controlar seu ego no tatame. O Dojo de Aikido não é ringue de competição de vaidade.

5. Jamais se deve contra argumentar com o Sensei, não há lugar para discussões em um Dojo.

6. Respeite os alunos mais graduados, jamais discuta se as técnicas estão erradas ou não.

7. Nunca corrija um aluno que possuí a mesma graduação que você. Chame o Sensei para dissipar qualquer dúvida.

8. Evite conversas paralelas no Tatame, Aikido é experiência e concentração.


9. Se for absolutamente necessário perguntar algo ao Sensei (professor), vá até ele e NÃO o chame para si.

10. O Dojo não é praia, sente-se sempre em seiza (sentado sobre as pernas), ou agura (com as pernas cruzadas) no estilo japonês caso tenha problemas no joelho; evite encostar-se na parede.

11. Se você precisar sair temporariamento do Dojo peça autorização ao Sensei, mas faça isso em caso de extrema necessidade.

12. Cada pessoa tem condições, e razões diferentes para treinar Aikido. Devemos respeitar suas expectativas.

13. Cuide de sua higiene: respeite seu Gi (uniforme) deve estar sempre limpo e unhas de mãos e pés bem aparados ou protegidos por esparadrapos, para evitar ferir um companheiro. As armas devem estar em boas condições e guardadas no lugar certo quando fora de uso. Cabelos compridos devem ser presos com elástico.


14. Não se deve usar jóias, mascar coisas no tatame. Além do corpo só se usa o uniforme (Dogi).


Lembre-se sempre que você é parte fundamental para manter as tradições, disciplina e espírito do Aikido.

27/09/2011

O Aikido Cotidiano

          Um professor de Aikido já falecido de nome Terry Dobson contou a seguinte história. Já morava há anos no Japão, e praticava Aikido em um ritmo bastante elevado, mas ainda não havia tido a oprtunidade de testar sua eficiência prática. Não podia iniciar um ataque, já que era contrária à filosofia do Aikido, o que devia dificultar suas intenções. Um dia, um operário, completamente bêbado, entrou num trem e passou a agredir as pessoas, que permaneciam assustadas e passivas. Dobson pensou que ali estava a oprtunidade ideal de testar suas habilidades, afinal de contas, ele seria o herói, defendendo as pessoas de um ataque gratuido. Chamou o operário em sua direção. No meio do caminho, um velho interrompeu o operário, ignorando Dobson, e começou a perguntar o que ele havia bebido. Obteve uma resposta brusca: "sake, por quê?". O velho disse: "Que maravilhoso, eu também adoro sake, todo dia à noite eu tomo com minha esposa, em nosso jardim...". Começou a cativar o interesse do operário, que passou a escutar com atenção suas falas e a responder a suas perguntas. Dobson pôde ouvir que a esposa do operário havia morrido e que ele, muito desolado, passara a beber, perdera o emprego e agora não tinha mais nada. O ponto de Dobson chegou e ele desceu pensando em quem ele havia pretendido bater, e mais, como o velho havia resolvido a questão sem levantar sequer a voz. Seu caminho no Aikido ainda estava muito longe de chegar ao fim...

Texto retirado do livro:
Aikido - técnica e filosofia
Autor: Ernesto Cohn
Edidora: Escrituras

20/09/2011

Exame de Faixa Abril/2011

Em Abril de 2011 foi realizado exame de faixa da Facerj, participaram desse exame Alexandre (2º Kyu), Wilson (2º Kyu) e Ednaldo, Cássio, Rodrigo, Ulysses (7º Kyu).

Na época o blog da Facerj VP ainda não existia, por esse motivo as fotos foram postadas agora. Mas vale o registro da evolução dos alunos.

Em pé: Sensei Igor, Cássio, Wilson e Ednaldo. Ajoelhados: Ulysses e Rodrigo

Cássio, Ulysses, Ednaldo e Rodrigo

Ulysses e Rodrigo antes do exame de faixa

Ulysses e Cássio

16/09/2011

Troca de Faixa 15/09/2011 (Fotos)


“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.”  Mahatma Gandhi


“Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória.” Textos Judaicos.

“A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço.” Sun Tzu

“Vencer a si próprio é a maior das vitórias.” Platão

Uma das palavras mais doces do dicionário é a "Vitória", e todos que participaram do ultimo exame de faixa foram vencedores, conseguiram cumprir mais uma etapa na longa jornada do Aikido. As frases acima sintetizam o que significou para cada aluno a troca de faixas que foi realizada no dia 15/09.

Só quem treinou por, no mínimo, 4 meses sabe o valor que essa nova graduação tem, é o resultado da decisão de dar o primeiro passo e começar a treinar Aikido, de não abandonar a luta e poder saborear o gosto de uma vitória, de estar disposto a pagar o preço da disciplina dos treinamentos e, principalmente, estar sempre disposto a vencer a si próprio.

A nova graduação é uma vitória importante, entretanto, a nossa maior conquista é o respeito com o qual nos tratamos no dia a dia, e a amizade construída durante as horas que passamos juntos treinando, isso com certeza não tem preço. Tal como samurais de um mesmo clã, temos vínculos que nos tornam irmãos de Dojo, com laços fortes de amizade, respeito e admiração mútua, que se extende desde o Sensei Igor ao aluno mais novo.

Parabéns a todos e um grande abraço.


Rodrigo Haydt

P.S: Mas as comemorações já passaram agora é treinar para Dezembro....rsrsrs

Ulysses colocando a faixa no Roberto


Wilson colocando a faixa no Mario




Alexandre colocando a faixa no Pedro


Momento Davi e Golias..rs

Roberto colocando a faixa no Ruan



Rodrigo colocando a faixa no Ulysses



Pedro colocando a faixa no Rodrigo



Rodrigo colocando a faixa no Ednaldo




Alexandre "enfaixando" o Felipe



Ai a galera da Facerj VP e ainda faltou gente

Olha a galera ai de novo...

Rodrigo e Sensei Igor

Pedro e Sensei Igor

Pedro aplicando um Shomem Ate no Sensei...rs

Ruan e Sensei Igor

Ai a galera do 8º Kyu com o Sensei

Eles ai de novo...

Wilson e Sensei Igor com o Bokken

Eles ai de novo



Pedro em sua foto solitária...rsrsrs