27/03/2012

Aulão na Federação

Amigos,

No próximo sábado dia 31/03/12 com início as 14hs, será realizado na Federação aulão com o Shirran Paulo.

Quem puder comparecer não perca oportunidade, com certeza será de grande proveito técnico.

Domo

25/03/2012

A Responsabilidade da Graduação

Um breve texto sobre o papel de cada aluno dentro do grupo, e a importäncia de reconhecer o aumento de responsabilidades ao conquistarmos uma nova graduação.

Muitas pessoas infelizmente ainda pensam nas graduações de kyus e até de shodan (Faixa-preta 1º Dan) como uma questão de status, pensam que é simples você colocar uma faixa preta ou outra qualquer. Se fosse simplesmente uma questão de status, bastaria irmos a uma loja, comprarmos a faixa e estaria tudo certo.

O que muitas vezes esquecemos é que para alcançarmos uma  nova graduação, devemos atender uma série de requisitos, além de assumirmos mais responsabilidades no dojo. A graduação não se vende, a verdadeira graduação é conquistada com muito treino, dedicação, entrega, suor e até renúncias. Conquistar algo é muito gratificante, e quanto mais nos dedicamos,  mais apurado o sabor desta conquista fica. Cada graduação que atingimos significa amadurecimento, se não estamos amadurecidos o suficiente, não podemos trocar de graduação. Tanto na arte marcial como na vida, experiência é muito importante.

Ser faixa preta não é apenas ficar na frente de um grupo e ser chamado de Sensei. Até porque nem todo o faixa-preta é sensei, afinal sensei é uma palavra japonesa para professor ou aquele que ensina. Mas dentro do grupo a qual faz parte, significa, mais tempo de treino, mais responsabilidades, mais cobrança e mais experiência no Aikidô.

A graduação de shodan para muitos é vista como o final de um ciclo, quando na realidade deveriamos considera-la o começo de um novo ciclo.

Cada graduação tem a sua responsabilidade, cada vez que a faixa "escurece" maior fica essa responsabilidade e devemos estar preparados para isso. As graduações iniciais, brancas e amarelas, são nossa base, é onde o aluno é apresentado ao mundo da arte marcial e por isso, precisam de toda a atenção para que possam seguir o caminho correto, com suas dificuldades naturais e suas dúvidas no mundo da arte marcial.

Os faixas-verdes já se encontram no meio do caminho, conseguem mostrar que tem menos dificuldades técnica, começam a entender e não somente repetir os movimentos apresentados. Porém, tem ainda um grande caminho pela frente, vendo coisas novas e confirmando as antigas.

Os faixas-marrons estão na  fase de confirmar tudo que aprenderam no decorrer dos anos de prática do Aikidô, e deverão  mostrar que alcançaram o amadurecimento necessário para logragrem a graduação de shodan.

Os faixas-pretas, representam o final de um ciclo e o inicio de outro. Final, porque o objetivo inicial do aluno ao entrar no dojo pela primeira vez, com a faixa-branca foi alcançado. A tão almejada faixa-preta foi conquistada, o que é para todo o grupo um momento de alegria e celebração.

Também é o marco de um novo ciclo, pois dentro do dojo, a difirença visual não é mais aparente e o novo faixa-preta assume a responsabilidade de ser um exemplo para os alunos dentro do caminho do Budô e do grupo a que pertence. Podemos dizer que é o final da construção de mais um pilar, na fundação do grupo.


Extraído do site da FACERJ


19/03/2012

Kakarikeiko pessoal

Kakarikeiko reservado
Data: 03/2012
Uke da vez: José Roberto Catharino de Araujo
Graduação atual: 7º Kyu

1-      Por que a arte do Aikido?
     Por sua filosofia de paz, e por sua eficácia na necessidade de uma autodefesa.

2-      Qual a sua maior dificuldade até hoje?
           A assimilação mais rápida de algumas técnicas, talvez por estar um longo período sem a prática de movimentos harmônicos.

3-      O que você gostaria de ver mais nos treinos?
     Acredito que os treinos estejam sendo ministrados de forma equilibrada, não havendo nada que eu possa comentar a este respeito.

4-      Acredita já ter usufruído do seu conhecimento fora do dojo? De que modo ocorreu isso?
     Sim. A filosofia e a prática do Aikido reforçam a minha ideia de relacionamento e de respeito ao próximo, isso, claro, reforçando também uma postura de segurança quando se é necessária.

5-      Se você fosse responsável por dar uma aula, o que você acharia importante passar aos alunos nesse dia?
     Enfatizar a história e filosofia do Aikido.

6-      Sente-se satisfeito com o conhecimento adquirido até hoje?
     Sim. Compreendo que para um melhor aprendizado é necessário que ele seja absorvido de forma repetida e contínua, respeitando o período de maturação das técnicas aprendidas.
  
7-      Comente algo que em algum momento lhe serviu de motivação para continuar a pratica do Aikido até hoje?
     Poderia citar vários motivos, mas darei destaque à busca de qualidade de vida e ao ambiente de harmonia entre os integrantes do dojo no qual frequento, pois sem os mesmos, todo o resto estaria comprometido.

8-      A algo especifico que você deseja aprender que ainda não domina?
     Eu diria que até o momento eu gostaria de aperfeiçoar o que já aprendi, mas acredito que com uma frequência regular aos treinos isso se dará naturalmente.

9-      Dos seus objetivos no Aikido qual é o principal?
     Meu objetivo é atingir a graduação máxima, e dentro do possível, dar continuidade aos treinamentos para manter-me atualizado.

10-  Faça um pequeno comentário sobre a arte ou a pratica do Aikido ou até mesmo sobre os treinos que você participa.
     Vejo no Aikido uma arte marcial de belos movimentos, de filosofia de agressão não gratuita, que nos leva à harmonia de nossa mente e corpo, sendo assim, percebo que os praticantes da mesma, em geral, são pessoas que valorizam um convívio de paz e respeito ao próximo, o qual, provavelmente atrai pessoas de boa índole.  

17/03/2012

Aikido e a Arte Taoísta do Redirecionamento

Como eu disse numa entrevista, postada aqui mesmo no blog, Ueshiba criou uma arte marcial especial porque conseguiu traduzir em seus movimentos os preceitos do Zen Budismo e do Xintoísmo, ambas religiões japonesas – apesar de, na verdade, o Zen ter surgido primeiramente na China, nos Templos Shaolin. Por isso o aikido é uma arte marcial que além de ser praticada, é sentida. No entanto, podemos encontrar resquícios da filosofia dessas religiões em várias outras tradições orientais. O Taoísmo é uma religião de origem chinesa, mas que influenciou um pouco a construção do Zen na China, antes deste ter sido exportado para o Japão. Assim, mesmo sendo nativa de outro país, o Taoísmo possui lições que caem como uma luva para os praticantes do aikido (e, claro, para todas as outras pessoas).

16/03/2012

Pensamentos do BUDO


Não pense com desonestidade, trabalhe constantemente o corpo e a mente.
Considere cada encontro como uma luta até o fim.
Observe com cuidado o comportamento do seu oponente.
Calcule o nível de habilidade de seu oponente.
Leve em conta que seu oponente possa ter um comportamento inesperado.
Ajuste a distancia física e mental entre você e seu oponente.
Atraia o seu oponente e o traga para dentro da sua própria esfera.
Mantenha sempre o centro.
Quando você não puder ganhar de seu oponente fisicamente procure enganá-lo psicologicamente.
Nunca se esqueça que uma luta deve começar e terminar com respeito.
Primeiro conheça a si mesmo depois aos outros.
Deixe sua mente vagar livremente.
Desatenção e negligencia causam infortúnio.
Nunca pratique sua arte marcial apenas no dojo, as artes marcias são pra aprimorar a vida.
Não pense em ganhar, pense em não perder.
Reaja de acordo com seu oponente.
Considere seu corpo e sua mente como uma arma.
Saia à porta e enfrente dez mil inimigos.
Mantenha uma postura sempre natural.
Nunca se esqueça das suas próprias forças e fraquezas, das limitações do seu corpo e da qualidade relativa das suas técnicas.
Aprimore sua mente de modo continuo.
Não faça pouco caso de um oponente.
Não perca sua autoconfiança.
Sempre aumente a velocidade de resposta física e mental.
Projete sua força em todas as direções.
O suave controla o rude.
De um golpe apenas para se defender, uma vez começando o ataque ele deve ser único e decisivo.
Não fique na esperança de encontrar uma técnica secreta.
Aprimore sua mente através do treinamento incessante, essa e a chave para técnicas eficazes.
Conquiste a capacidade de cair dez vezes e levantar onze.
Torne-se uma bola que gira respondendo sem esforço a qualquer contingência.
Tenha amor a todas as formas de artes.
Conheça um pouco de todo os ofícios.
Desenvolva a compreensão de todos os assuntos.
Preste atenção nos detalhes.
Descanse em campos abertos e durma nas montanhas, experimente o frio o calor e a chuva escalando altas montanhas e atravessando vales profundos.