26/06/2012

Kakarikeiko reservado


Kakarikeiko reservado
uke da vez:
Nome: Diego Pinheiro
Graduação atual:6°kyu(amarela 2 pontas)



1-     A algo em que o Aikido já lhe ajudou até hoje?
O aikido me ajudou a mudar um pouco o meu foco, antes de começar os treinos estava passando por situações muito complicadas, e começar uma arte nova do 0 e com um grande grau de dificuldade me ajudou a me tirar um pouco o foco dos problemas aos quais estava atravessando.

2-     O que você gostaria de treinar mais nas aulas?
De forma pessoal as técnicas básicas.

3-     Atualmente qual a sua maior dificuldade durantes os treinos?
São exatamente os detalhes das técnicas pelo pouco tempo treinando percebi que o aikido é uma arte muito detalhista, não é apenas socar o chutar é interceptar um ataque pegando nos pontos certos e em minha opinião considero essa precisão das posturas minha maior dificuldade no aikido.

4-     Você consegue manter uma rotina de treino ou de estudo do Aikido fora do dojo?
Sim, a rotina de treino é complicada porque treino sozinho é difícil saber se estou fazendo as posturas corretamente, tento em casa fazer o que sou corrigido no dojo. A parte de estudo leio bastante, muito sobre a história do aikido e do tomiki aikido, faço pesquisa na internet e tenho 2 livros: Aikijujutsu daitoryu e fundamentos do aikido. Confesso que tentei aprender alguma técnica por eles mas logo desisti me focando na parte histórica e teórica.
.
5-     Já pensou em desistir dos treinos de Aikido? Por quê?
No começo sim várias vezes rs, no começo nem o taisabake fazia direito, na verdade até hoje me enrolo e muito, mas no começo era demais, ficava pensando em desistir, mas decidi continuar e não penso mais. 

6-     O que mais lhe agradou nas aulas até hoje?
Sentir a melhora lenta, mas gradativa e as técnicas de defesa contra faca acho fantástico, difícil e complexo, mas é realmente fascinante.

7-     Atualmente você consegue ter uma visão diferente da arte de quando começou?
Sim, antes eu imaginava o aikido apenas como arte de defesa pessoal comum, hoje com o que se aprende no dojo e pesquisando fora se percebe a grande importância do aikido não apenas técnica, mas filosoficamente no budo japonês assim como o judô e karate, e como o aikido vem dos samurais ele traz toda aquela tradição antiga e é a arte do budo que mais luta pra se manter essa tradição. 

8-     Já usou o Aikido de alguma maneira fora do seu local de treino?
Apenas de forma interna tentando aplicar os ensinamentos pra melhorar como pessoa.

9-     Como você vê sua evolução dentro do Aikido, comente.
Aos poucos sinto uma mudança ainda trago muito vício de posturas de movimentação, mas estou percebendo que estou tendo progressos nessa parte, em relação a as técnicas os detalhes são um grande desafio.

10- Faça um pequeno comentário sobre a arte ou a prática do Aikido ou até mesmo sobre os treinos que você participa.
A arte do aikido vem de uma história muito rica, de séculos atrás, das técnicas do aikijujutsu, seu fundamento vem de se harmonizar com o adversário usando a energia contra ele mesmo, mantendo a calma e a serenidade, essa prática traz benefícios tanto à saúde física quanto mental dos praticantes. Possui um código de ética e respeito que vem das tradições dos samurais, é uma das poucas artes que mantêm essa tradição viva. E ressalto que é uma arte muito inteligente, pois o praticante não gasta energia ao usar o aikido busca não o enfrentamento, mas a condução da energia do oponente e isso faz em uma situação onde você precise usar para a auto defesa faz toda a diferença.

23/06/2012

Uma lição de perseverança

Essa é a história de Alan, um garoto que apesar de suas limitações (?) deu um show de perseverança, honra e coragem, na Copa Mineirinho de Jiu-Jitsu, mostrando que não existem limites e sim, era possível ele estar ali naquele dia para lutar de igual pra igual.

Uma verdadeira lição de respeito ao adversário e coragem. Alan é aquele tapa na cara de quem vive reclamando da vida. Palmas e mais palmas.

Palmas que aliás foram muitas no final da luta, todo mundo aplaudindo em pé a determinação de Alan, que apesar de ter perdido a luta, foi o grande vencedor do dia.




15/06/2012

Aikido: técnica e filosofia


     Um belo dia chegou à academia um rapaz muito forte, dizendo-se campeão de full contac e queria experimentar o “negócio”. Foi convidado para a aula e, no meio desta, eis que ele, sem aviso prévio do que ia fazer, resolve testar a minha técnica e acerta-me um chute nas costelas. Entrei imediatamente com o braço em seu rosto e o levei ao chão, deixando-o muito assustado. Ele se desculpou com certo receio e não terminou a aula, enquanto fingi que nada havia acontecido e continuei até o final. Errei pelo menos três vezes. Uma, quando não percebi o golpe e permitir que ele me atingisse outra, quando usei de minha técnica para assustá-lo, e não para harmonizar com seu movimento. A ultima, quando permiti que as coisas tivessem chegado até aquele ponto.

Texto retirado do livro: Aikido técnica e filosofia
Autor: Ernesto Cohn
Editora: escritas.