03/07/2013

Artes Samurais prt 1

BAJUTSU

     O Bajutsu é a arte da equitação de guerra. O antigo bushi das altas patentes era, por definição, o “guerreiro montado”, que ia para as batalhas à frente das tropas. Ele, portanto, dominava a arte da equitação na época feudal, tal como indicam as peças de montaria de ferro e bronze encontradas nos dolmens japoneses.

 












   
Mesmo nos períodos mais remotos, a casa do bushi (isto é, a residência central do clã ao qual ele pertencia) incluía grandes estábulos e áreas externas onde os cavalos eram mantidos e treinados, mas não há como apontar exatamente onde e quando o cavalo foi introduzido no Japão.
     Alguns estudiosos afirmam que esse animal foi levado por conquistadores imigrantes a Yamato. De qualquer forma, o cavalo usado no Japão pelo “guerreiro montado” parece ser o típico pônei asiático, similar ao usado por chineses e coreanos, assim como pelos cavaleiros mongóis, que realmente nasceram e conviveram com cavalos. A espécie japonesa provavelmente é um cruzamento de várias linhagens continentais, já que esses animais eram freqüentemente citados em listas de presentes trocadas entre a corte chinesa e o imperador japonês.
     Era basicamente a mesma armadura que ele usava quando a pé, com a adição de certos itens, como o colete peculiar (horo), caneleiras (sune-ate), e protetores de coxas (haidate), para compensar a desvantagem de estar em posição elevada e, conseqüentemente, tornar-se alvo fácil para as espadas inimigas durante a batalha.
     Ao contrário das montarias dos cavaleiros europeus da Idade Média, o cavalo do bushi não era vestido com uma armadura pesada. Sua cabeça era protegida com uma máscara de ferro, aço ou couro, moldada em seu formato ou representando monstros míticos. A armadura do corpo do animal era composta por pequenas lâminas de couro costuradas sobre um tecido. Acrescia-se a sela, estribos, rédeas e freio, que ajudavam o cavaleiro a controlar sua montaria.
     A equitação militar teve grande efeito no Budo, não apenas como uma especialização militar mas porque envolvia todas as outras artes marciais como apoio estratégico. A arquearia, as artes com armas em geral e técnicas de combate sem armas eram diretamente afetadas, tanto pelo ponto de vista de dois cavaleiros se enfrentando como pelo ponto de vista de um cavaleiro contra um guerreiro no solo.
    Os cavaleiros empregavam todas as técnicas do Bujutsu para a situação montada. A arquearia eqüestre, por exemplo, era uma sub-especialização do Kyujutsu altamente desenvolvida. Foram desenvolvidas técnicas especiais de espada, lança e até mesmo de combate desarmado contra um indivíduo montado. Até mesmo os cavalos eram atacados sem misericórdia, para que o cavaleiro viesse ao chão.
     O uso do cavalo nas batalhas deixou de ser um fator determinante no Japão antes mesmo que na Europa. Os altos custos de manutenção dos cavalos e o relevo geográfico do arquipélago nipônico, repleto de montanhas, não favoreceram o desenvolvimento de uma grande cavalaria de guerra, como era comum na Ásia Central, Europa e Oriente Médio. Após a Era Moderna, o Bajutsu praticamente desapareceu.

02/07/2013

Aikido Solidario

Prezados,

Mantive contato com uma casa que acolhe mulheres idosas chamada "Amparo Thereza Christina" no Riachuelo-RJ, atualmente eles abrigam 50 senhoras de idade entre 71 e 91 anos.

O abrigo precisa de ajuda para continuar mantendo essas senhoras, dentre as necessidades delas está a carência de Fraldas Geriátricas.

Já conseguimos remédios com um distribuidor, e também um kit para presentea-las no dias das avós 27/07.

Propus uma meta de 450 pacotes (Tam M e G) para abençoar a casa de amparo, conto com sua ajuda para atingir essa meta.

Para contribuir entre em contato comigo pelo e-mail rodrigo_haydt@petrobras.com.br, Tel 2677-4204.

A casa é mantida por um grupo espírita que cuida dessas senhoras, entretanto, se você não professa essa fé, gostaria de dizer que a bondade não tem religião.

Sinta-se a vontade para repassar a outras pessoas, precisamos do máximo de ajuda possível.

Agradeço em nome dessas senhoras a sua ajuda.

"O amor por todas as coisas é o centro de qualquer arte." (Morihei Ueshiba)

Abaixo o site da casa de amparo:
http://www.amparotherezachristina.com.br/instit.html