21/09/2013

Foque sua mente de macaco (parte 1)



Geralmente, um cidadão médio hoje tem seu dia-a-dia repleto de tarefas. Faz faculdade, trabalha, matricula-se em algum curso de línguas, tem que cuidar do filho, fazer uma presença nas “sociais” com amigos e família, e ainda tenta se desdobrar para ter poucos minutos de prazer vendo um filme, lendo, escrevendo ou praticando algum esporte como hobby. Esse é o mínimo, e aprendemos a ter essa rotina bagunçada desde pequenos.

Se observarmos bem a nós mesmos, nossa mente também é assim. Nossa mente de macaco, como diria Suzuki Roshi:
...."quando você não acredita no significado da prática que está fazendo neste momento, nada pode ser feito. Está às voltas com o objetivo, com a sua mente de macaco. Está sempre procurando por algo sem saber o que está fazendo. Se você quer ver uma coisa, deve abrir os olhos."... ~Texto de Shunryu Suzuki, extraído do livro "Mente Zen, Mente de Principiante"
A nossa mente nunca fica parada, sempre está procurando algo para perscrutar. É como se fosse um esquilo ou um cão, permanentemente farejando tudo à volta.

Isso é lamentável, pois funcionando dessa forma estamos boicotando nossa própria capacidade de aproveitar os momentos, de estarmos presentes verdadeiramente. Pode parecer besteira, mas a atenção plena aplicada a cada coisa que fazemos é importantíssima. E existem formas de cultivar isso.

Toda a cultura japonesa, com todo seu minimalismo e ênfase aos detalhes, é um solo fértil para o desenvolvimento dessas faculdades. As artes marciais japonesas assimilaram todo esse costume, ajudando a formar – e sendo influenciado pelo já existente – todo o corpo de práticas no sentido de nos fazer valorizar cada segundo – afinal, para um samurai, um milésimo de segundo era o suficiente para ser cortado por uma afiada katana. 

18/09/2013

Enfaixamento agosto de 2013

Parabéns a todos os alunos por mais essa conquista e que essa seja mais uma de muitas outras.

 Assis "enfaixando" Marcelo
  Assis "enfaixando" Marcelo
  Marcelo "enfaixando" Assis
   Marcelo "enfaixando" Assis
 Turma da manhã
  Sensei Igor "enfaixando" Fabricio
  Sensei Igor "enfaixando" Fabricio
 Rodrigo "enfaixando" Diogo
 Rodrigo "enfaixando" Diogo
 Alexandre "enfaixando" Hamilton
  Alexandre "enfaixando" Hamilton
 Ruan "enfaixando" Renato
 Ruan "enfaixando" Renato
 Foto comemorativa Alexandre e Renato

16/09/2013

Inteligencia ou Tamanho (Força)?

Ao ver essa foto não pude deixar de pensar em Aikido e na frase do O'sensei.

"O segredo do Aikido não está no modo como você move os pés, está no modo como você move sua mente." (Morihei Ueshiba)




12/09/2013

SANGEN - Triângulo, Círculo e Quadrado

Muitas vezes Morihei observava, "A única maneira que encontro para explicar o Aikido é desenhar um triângulo, um círculo e um quadrado" - as três proporções mais perfeitas da geometria. 

Um triângulo com seu vértice voltado para cima simboliza o fogo e o linga cósmico; com sua ponta voltada para baixo, ele representa a água e o yoni cósmico. Os três lados do triângulo representam várias trindades: céu, terra e humanidade; mente corpo e espírito; passado, presente e futuro. Um triângulo significa a dimensão do fluxo de ki.

"Círculo, Triângulo, Quadrado", de Sengai (1750-1838). Pode-se interpretar essa imagem em muitos níveis, mas a explicação que mais toca os estudantes de Aikido é a da integração do céu (círculo), da humanidade (triângulo) e da terra (quadrado).


O círculo é o emblema universal do infinito, e da perfeição e da eternidade. A natureza se expressa em círculos, circuitos e espirais. O círculo é zero, o vazio que preenche todas as coisas. Ele representa a dimensão líquida.

O quadrado é estável, organizado e material. Ele é a base do mundo físico, composto de terra, água, fogo e ar. O quadrado simboliza a dimensão sólida.

Também é importante conceber os sangen em suas formas tridimensionais: o tetraedo (pirâmide), a esfera e o cubo. Sobre as três figuras fundamentais, Morihei dizia:

O triângulo representa a geração de energia e a iniciativa; é a postura física mais estável. O círculo simboliza unificação, serenidade e perfeição; ele á a fonte de técnicas ilimitadas. O quadrado retrata a forma e a solidez, a base do controle aplicado.

06/09/2013

Resultado do exame de faixa realizado em 24/08/2013

"A persistência é o menor caminho do êxito." (Charles Chaplin)

Parabéns a todos que alcançaram uma nova graduação e deram mais um passo nessa estrada chamada Aikido. Sejam persistentes, continuem treinando e se aprimorando. E lembrem-se que o amor pela arte é mais importante que a cor da faixa que você tem amarrada na cintura.

Abaixo segue a lista de aprovados:

  • Fabricio Areas dos Santos - 8º Kyu
  • Hamilton Pereira da Silva - 7º Kyu
  • Francisco de Assis Gomes Gurgel - 7º Kyu
  • Diogo Soares Miranda - 7º Kyu
  • Marcelo Gonçalves da Silva - 6º Kyu
  • Renato Melo Nunes - 4º Kyu

04/09/2013

8.000 Acessos!!!

Muito obrigado a todos que acessaram e prestigiaram o Blog da FACERJ AIKIDO Vila da Penha.

Estamos nos empenhando contínuamente para aprimorar o conteúdo do nosso Blog.

Domo Arigatô


02/09/2013

Exame de faixa 24/08/13 (Parte 2)

Seguem mais fotos do exame de faixa, realizado no dia 24/08/2013 no Centro de Treinamento da Facerj Aikido.

Photos belt exam, held on 08.24.2013 at Training Center Facerj Aikido.