29/02/2016

Persistência


For each 1000 people who enters at Dojo, HALF give up at first 6 months of practice.


For the rest, 200 will complete 1 year of training and soon after will give up. 50 will reach 2 years but only 10 will complete 3 years.

Less than 6 will become #shodan and less than 3 #nidan .

Of those who stays at #DO , only 1 will teach others, even though knowing that those who give up will take something good with them. This 1 will keep sharing the teachings neverminding the dropouts, but taking care of those who stays.

THIS PERSON IS A 黒帯 (Kuro-Obi / Black Belt). ONE IN A THOUSAND. SHALL YOU BE THE NEXT?



18/02/2016

Exame para Faixa Preta

Em 2011 tive a ideia de criar um blog para o dojo da Facerj Aikido Vila da Penha, ao qual pertenço, para postar o cotidiano de treinos, informações sobre Aikido e outras artes marciais, e principalmente, celebrar a amizade existente nesse grupo.

Rever as publicações anteriores é como viajar no tempo, é poder ver amigos que já partiram, que pararam de treinar, e também poder perceber a evolução, dentro do Aikido, daqueles que continuaram treinando, se aperfeiçoando e contribuindo com o grupo.

Ulysses, Rodrigo e Ednaldo
Depois de muitos posts e de mais de 24 mil acessos ao blog, escrevo hoje o post mais importante e representativo para mim, pois trata do meu exame de faixa preta e dos meus amigos Ulysses e Ednaldo. Não falo isso por egoísmo ou por qualquer outro tipo de sentimento individualista, pois sei que os meus amigos de dojo estão felizes com nossa conquista, escrevo pelas dificuldades que todos atravessamos até este dia, e o mais importante, não desistimos.

O Aikido entrou em minha vida de uma forma inusitada quando me recuperava de uma lesão no tornozelo direito por conta de futebol, Ulysses me pergunta se não gostaria de trinar essa arte marcial, a partir dai comecei a ler sobre e me encantar cada vez mais pela filosofia do Aikido. Decidi começar a praticar essa Arte, mas logo surge a segunda pergunta: Onde? Então fui pesquisar no "oráculo" Google que por obra divina ou do acaso (quem vai saber???) retornou o site da Facerj Aikido com o endereço do Dojo da Vila da Penha.

Quando comecei a treinar éramos 8 e com o passar dos anos o grupo foi crescendo em número e também em companheirismo e amizade, o grupo cresceu tanto que foi preciso dividir a aula para que todos treinassem. Com o passar dos anos formamos no Dojo uma verdadeira família, unida no caminho do Budo e de suas virtudes. O Aikido me deu muitas coisas, mas a principal delas foi poder fazer amigos especiais como os que tenho não só no dojo da Vila da Penha, mas em toda a FACERJ.

Hoje, posso dizer com toda certeza que o Aikido tornou-se meu estilo de vida e com certeza de todos os amigos de dojo.

Agradeço a todos os companheiros de treinos aos sábados, a todos do dojo da Vila da Penha, mas deixo meu agradecimento especial aos meus amigos Sensei Igor, Alexandre, Felipe, Ednaldo, Ulysses e Zé Roberto, estamos juntos nessa caminhada.

Sem mais delongas, seguem as fotos do exame de faixa...

 Domo Arigatô Gozaimashita