O âmago das técnicas de Aikido é a força da respiração, isto é, a força natural que cada ser humano possui. Frequentemente, quando o termo “força da respiração” é usado, as pessoas evocam a imagem de uma força estranha sobrenatural; mas, na verdade, a força da respiração é a fonte natural de todo o movimento humano – normalmente, ninguém pensaria que andar é uma coisa difícil ou um feito sobrenatural. Sem esforço consciente, nosso corpo se move da maneira mais natural e eficiente. Todos nós demonstramos a força da respiração em nossos afazeres do dia-a-dia.
Para ilustrar isso mais profundamente: quando você esta treinando, você desenvolve uma ansiedade enorme de arremessar seu parceiro. Quando esse pensamento agressivo aparece, você começa a forçar a técnica, e até os movimentos mais simples se tornam mais difíceis. Essa é a hora em que você deveria voltar aos fundamentos – concentrar-se na suavidade, nos movimentos naturais e na aplicação da força da respiração e da sincronização correta. Faça isso repetidamente. Em vez de explicarmos como utilizar a força da respiração, o treinamento mais eficiente é deixar que a força da respiração se manifeste naturalmente, com movimentos corporais fluidos e leves.
É claro, alguns ajustes sempre terão de ser feitos de acordo com a cronometragem, a velocidade e o intervalo do ataque, mas, mais uma vez, não devem existir movimentos que não sejam naturais na reação.
Doshu do Aikido Moriteru Ueshiba
Texto retirado do livro:
Curso para mestre de Aikido
Editora: Pensamento
Autor: Moriteru Ueshiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário