25/03/2012

A Responsabilidade da Graduação

Um breve texto sobre o papel de cada aluno dentro do grupo, e a importäncia de reconhecer o aumento de responsabilidades ao conquistarmos uma nova graduação.

Muitas pessoas infelizmente ainda pensam nas graduações de kyus e até de shodan (Faixa-preta 1º Dan) como uma questão de status, pensam que é simples você colocar uma faixa preta ou outra qualquer. Se fosse simplesmente uma questão de status, bastaria irmos a uma loja, comprarmos a faixa e estaria tudo certo.

O que muitas vezes esquecemos é que para alcançarmos uma  nova graduação, devemos atender uma série de requisitos, além de assumirmos mais responsabilidades no dojo. A graduação não se vende, a verdadeira graduação é conquistada com muito treino, dedicação, entrega, suor e até renúncias. Conquistar algo é muito gratificante, e quanto mais nos dedicamos,  mais apurado o sabor desta conquista fica. Cada graduação que atingimos significa amadurecimento, se não estamos amadurecidos o suficiente, não podemos trocar de graduação. Tanto na arte marcial como na vida, experiência é muito importante.

Ser faixa preta não é apenas ficar na frente de um grupo e ser chamado de Sensei. Até porque nem todo o faixa-preta é sensei, afinal sensei é uma palavra japonesa para professor ou aquele que ensina. Mas dentro do grupo a qual faz parte, significa, mais tempo de treino, mais responsabilidades, mais cobrança e mais experiência no Aikidô.

A graduação de shodan para muitos é vista como o final de um ciclo, quando na realidade deveriamos considera-la o começo de um novo ciclo.

Cada graduação tem a sua responsabilidade, cada vez que a faixa "escurece" maior fica essa responsabilidade e devemos estar preparados para isso. As graduações iniciais, brancas e amarelas, são nossa base, é onde o aluno é apresentado ao mundo da arte marcial e por isso, precisam de toda a atenção para que possam seguir o caminho correto, com suas dificuldades naturais e suas dúvidas no mundo da arte marcial.

Os faixas-verdes já se encontram no meio do caminho, conseguem mostrar que tem menos dificuldades técnica, começam a entender e não somente repetir os movimentos apresentados. Porém, tem ainda um grande caminho pela frente, vendo coisas novas e confirmando as antigas.

Os faixas-marrons estão na  fase de confirmar tudo que aprenderam no decorrer dos anos de prática do Aikidô, e deverão  mostrar que alcançaram o amadurecimento necessário para logragrem a graduação de shodan.

Os faixas-pretas, representam o final de um ciclo e o inicio de outro. Final, porque o objetivo inicial do aluno ao entrar no dojo pela primeira vez, com a faixa-branca foi alcançado. A tão almejada faixa-preta foi conquistada, o que é para todo o grupo um momento de alegria e celebração.

Também é o marco de um novo ciclo, pois dentro do dojo, a difirença visual não é mais aparente e o novo faixa-preta assume a responsabilidade de ser um exemplo para os alunos dentro do caminho do Budô e do grupo a que pertence. Podemos dizer que é o final da construção de mais um pilar, na fundação do grupo.


Extraído do site da FACERJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário