21/05/2012

Kakarikeiko reservado


Kakarikeiko reservado
Data: 05/12
Uke da vez: Ednaldo
Graduação atual: 5º Kyu

1 – Quando realmente decidiu que era o Aikido o que você procurava?
Eu queria praticar uma arte marcial há muito tempo, mas minha preocupação era com o risco de lesões ou até fraturas que pudesse acontecer durante os treinos. Pois não queria fazer uma escolha na vida que ao invés de me trazer benefícios, trouxesse aborrecimento. E quando eu descobri o aikido, vi que era realmente o que procurava, uma arte muito disciplinada, eficiente e segura para os iniciantes.  

2 – Tem algo que você gostaria de aprender que ainda não treinou ou ainda não se aprimorou?
Tem muitas tecnicas que gostaria de aprender ainda. Mas acredito que o aprendizado vem de acordo com amadurecimento das tecnicas anteriores. Por isso acho que devemos aprimorar estas tecnicas para poder almejar outros ensinamentos. 

3 – Se sente confiante com a sua técnica? Por quê?
Sim. Porque tenho aprendido muito a controlar a ansiedade e observar a direção do ataque antes da movimentação das tecnicas.. Tudo bem que ainda faço isto muito lentamente, mas com o tempo espero ficar cada vez mais agil. 

4 – O que você mudaria nas aulas?
Não mudaria nada. 

5 - Dos seus objetivos nos Aikido qual e o principal?
Acho que o meu objetivo pricipal é buscar cada vez mais o autocontrole. Tento praticar muito isso nos treinos e principalmente durante os exames de faixa. Nem sempre obtenho sucesso, mas como um bom brasileiro não desisto nunca. 

6 – Deseja algum dia ser tornar sensei de aikido? Por quê?
Não sei, ainda tenho um caminho muito longo para percorrer. Pode ser que com tempo eu tenha a vontade de passar os ensinamentos que estou aprendendo, mas por enquanto não penso nisso. Prefiro me concentrar primeiro em aprender. 

7 – O que mais de motiva na arte ou nos treinos de Aikido?
O que mais me motiva é lembrar que após a tensão do exame de faixa, tudo que eu treinei meses antes, flui com mais naturalidade. E assim fico mais confiante para aprimorar e aprender novas tecnicas. 

8 – Já pensou em desistir dos treinos por algum motivo? Qual?
Já pensei em desistir varias vezes no inicio. O aikido é uma arte marcial repleta de pequenos detalhes. No inicio, eu ficava muito ansioso para realizar as técnicas, e por não prestar atenção nesses detalhes acabava me atrapalhando muito, e desanimava.   

9 – Acha o conhecimento filosófico transmitido nas aulas suficiente ou insuficiente?
Tem sido bom. O Sensei sempre ensina que tudo que aprendemos no dojo pode ser aplicado no nosso cotidiano. 

10 - Faça um pequeno comentário sobre a arte ou a pratica do Aikido ou até mesmo sobre os treinos que você participa.
Quando conheci o aikido, achei muito interessante a sua filosofia de usar a força do oponente contra ele mesmo. Com os ensinamentos desta arte marcial a gente é capaz escapar de uma agressão sem necessariamente machucar o opente, podemos apenas imobiliza-lo sem causar maiores danos. É essa filosofia que fez eu me interessar mais pelo aikido; o aikidoísta tem o conhecimento técnico para provocar inumeras lesões e fraturas no oponte mas, se quiser, pode simplesmente imobiliza-lo. Este poder de decisão, de vida e morte, é uma das coisas que fazem a gente ficar fascinado com esta arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário