27/06/2013

História da FACERJ Aikido


Regularmente sou abordado sobre alguns aspectos da escola de Aikido que faço parte desde sua fundação. Algumas perguntas são recorrentes e por este motivo resolvi esclarecer sobre o que é relevante, aos colegas que ainda não conhecem alguns detalhes de nossa breve história, mas principalmente aos meus alunos que certamente merecem conhecer a escola a que fazem parte.


A FACERJ nasceu da espontânea vontade dos alunos em continuar treinando Aikido com seu professor. Após entregar pessoalmente sua carta de desligamento e de disponibilizar os Dojos que estavam sobre sua responsabilidade ao seu Mestre, o Sensei Paulo, como era chamado, decidiu parar de dar aulas de Aikido e trabalhar com Administração de Empresas, profissão em que é formado pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro.   

Foram os alunos, pais de alunos e amigos que o persuadiram a reavaliar sua decisão, independentemente de estar associado a grupos representativos desta arte marcial. É importante dizer que o Sensei Paulo nunca permitiu comentários sobre os motivos de seu desligamento e sempre exigiu de seus alunos o respeito a seu Mestre, sempre fazendo questão de agradecer pelo conhecimento transmitido, no período que estiveram juntos.

A FACERJ (Federação de Aikido de Competição do Estado do Rio de Janeiro), foi fundada em 1996, com sede em Cascadura, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Ainda sobre influência da escola a que pertenciam seus fundadores, adotou esse nome. Mas o treinamento visando a competição deu lugar ao treinamento onde a filosofia e a estratégia prevalece, com o objetivo no crescimento pessoal e sem abrir mão da defesa pessoal inerente a arte. De fato a FACERJ nunca promoveu uma competição e de fato o Aikido praticado por seus integrantes tem suas origens na metodologia desenvolvida pelo Mestre Kenji Tomiki, comprovadamente sofisticado, moderno e eficiente.

Mestre Morihei Ueshiba criou o Aikido para o desenvolvimento humano. Mestre Kenji Tomiki, também visando o desenvolvimento humano, criou sua escola de Aikido considerando o esporte como uma possibilidade e opção do praticante. Respeitando os nobres propósitos dos mestres, Morihei Ueshiba por criar uma arte marcial com proposta humanitária e Kenji Tomiki por desenvolver uma metodologia que colocou o Aikido no currículo acadêmico universitário japonês. A FACERJ optou pelo desenvolvimento humano valorizando os ideais formativos do Aikido através de uma metodologia eficiente. Tendo o conjunto de técnicas da metodologia desenvolvida por Kenji Tomiki como base e mantendo a filosofia pacifista e humanitária idealizada por mestre Morihei Ueshiba.

Em 2002 uma comissão de alunos fundadores e associados, elaboraram um documento reconhecendo publicamente seu professor (Sensei) Paulo Henrique Vieira de Menezes como Mestre, outorgando-lhe no idioma japonês o título de Shihan. A FACERJ, como instituição legal no Estado do Rio de Janeiro e com reconhecimento em todo território nacional, oficialmente validou o título. O reconhecimento espontâneo dos alunos seria o bastante.

Em 2005, por causa do crescimento no número de seus associados em outros Estados e com a proximidade das comemorações dos dez anos de fundação a FACERJ adotou a denominação de FACERJ-AIKIDO, assumindo a posição de uma escola independente de Aikido. Manteve a letra “C” de Competição na sigla FACERJ em homenagem à escola criada por Mestre Kenji Tomiki, e uma lembrança permanente a seus integrantes quanto a sua origem. A FACERJ-AIKIDO formou mais de quarenta faixas-pretas desde sua fundação, inclusive em outros Estados do Brasil. O seu programa prevê exames até quinto grau de faixa-preta (GoDan), após o quinto Dan a mudança de grau se dá pelo tempo em cada grau e mérito por serviços prestados ao Aikido.

Há o mérito e o reconhecimento, o Ego dá lugar ao trabalho. E antes que uma teoria sobre quem deu o título, o reconhecimento ou como são graduados seus membros, o fato é que a dedicação e o amor pelo que Aikido significa individualmente, é o que faz os resultados aparecerem coletivamente. Trabalhamos para o desenvolvimento com qualidade.

Linhagem:
  • Morihei Ueshiba
  • Kenji Tomiki
  • Masayoshi Wazaki
  • Hirofumi Tada
  • Paulo Henrique V. Menezes
    (Escrito pelo Sensei Flávio Dojo Rio das Ostras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário