As artes marciais são um dos
caminhos que levam a isso. Quando se entra no dojo, temos de realizar uma série
de atos ritualísticos (cumprimentar a foto do Ueshiba, o sensei e aquele que
está guiando o aquecimento, no caso de se chegar atrasado). Um japonês diria,
ainda, que a prática da arte marcial começa antes mesmo de se pisar no tatame.
É do lado de fora, quando tiramos nossos calçados. O modo como nos posicionamos
revela o estado da nossa mente. Se estiverem todos desordenados, é como nossa
mente estará.
Durante a execução das técnicas, a atenção também deve
ser mantida. Se tomarmos o aikido como referência, isto deve ser feito de forma
ainda mais acurada. A complexidade da arte fica evidente na sutileza e
simultânea precisão de cada técnica. É tudo muito leve, mas também muito
poderoso se feito de maneira correta. E a maneira mais correta de fazer é esta,
focado, atentamente. Cada posição que o corpo assume, cada modificação que isso
causa no corpo daquele que recebe o golpe (uke).
Mestre Takamatsu |
Se fôssemos japoneses,
acrescentaríamos algo: não falar. Uma das peculiaridades da
didática nipônica é que devemos aprender a técnica sendo uke,
enquanto o tori está executando-a. Morihei Ueshiba, fundador
do aikido, ensinava assim. Grandes ícones de outras artes marciais como Takamatsu Toshitsugu, mestre de ninjutsu,
aprenderam tudo o que sabiam assim também. Este último diz que ficou por anos
sendo jogado de um lado por outro por seu mestre. Tudo o que ele fazia era isso,
além de falar pouco durante as aulas, saindo de sua boca somente esporros e
exortações à disciplina. Isso facilitava à emergência dessa capacidade de
penetrar no agora. E mais importante, - para
aqueles que não querem apenas desenvolver isso, mas também as propriedades do
despertar típicas da prática budista– não falar nos mantém longe do
simulacro dualista da realidade à qual estamos mergulhados desde que nascemos e
aprendemos a categorizar as coisas, o que causa a maioria dos problemas em
nossa vida.
Outro ponto válido estimulado
pela prática do aikido é a respiração. Respirar todos nós
conseguimos, mas respirar corretamente é uma raridade. Na maioria das vezes,
interrompemos nossa respiração normal e a prendemos sem nem mesmo
perceber.
Mestre Ueshiba |
Desenvolvendo a atenção plena
como descrevi antes, com pouco tempo de prática, nos tornamos capazes de
perceber que ao acessar nosso e-mail
interrompemos o inspirar e expirar. Podemos chamar isso informalmente
de "apneia por e-mail". E como toda apneia, provavelmente ela traz
malefícios.
Na prática da arte marcial, se
quisermos fazer direito, temos que saber a hora certa de puxar o ar para dentro
e de expirá-lo. Isso tem que ser feito levando-se em conta toda a movimentação
que se está fazendo. Quando for esquivar, quando for dar um kime,
tudo isso deve se feito em conjunto com o ato de respirar.
“Todas essas coisas, o
arco, a flecha, o alvo e eu estamos enredados de tal maneira que não consigo
separá-las. E até o desejo de fazê-lo desapareceu. Porque, quando seguro o
arco e disparo, tudo fica tão claro, tão unívoco, tão ridiculamente
simples.” ~ Eugen Herrigel em A
arte cavalheiresca do arqueiro zen.
Leia os posts anteriores aqui:
English version:
Martial arts are one of the paths leading to it. When
you enter the dojo , we perform a series of ritualistic acts ( greet
photo Ueshiba Sensei and one that is leading heating, in case you get
delayed ). A Japanese would say , also, that the practice of martial arts begins even before they step on the mat. It is outside when we took our shoes . The way we stand reveals the state of our mind. If they are all jumbled up, is how our mind is.During the execution of techniques , attention should also be maintained . If we take the aikido as a reference, this should be done even more accurate. The complexity of the art is evident in the simultaneous subtlety and accuracy of each technique. It's very lightweight , but also very powerful if done correctly. And the more correct way of doing this is , focused intently. Each position the body assumes that each change in the body that cause that receives the blow ( uke ) .
If we were Japanese , would add something : do not talk . One of the peculiarities of the Nipponese teaching is that we must learn the technique being uke , tori while it is running . Morihei Ueshiba , founder of aikido , taught well . Great icons of other martial arts as Takamatsu Takamatsu , master of ninjutsu , learned everything they knew so well. The latter says that for years was being thrown from one side on the other by his master . All he did was this, rather than talk during class , leaving only his mouth esporros and exhortations to discipline. This facilitated the emergence of this ability to penetrate the now . And
most importantly - for those who not only want to develop it , but also
the properties of awakening typical of Buddhist practice - not to
mention keeps us away from dualistic semblance of reality to which we
are immersed from birth and learn to categorize things , the that causes most of the problems in our life .Another valid point stimulated by the practice of aikido is breathing. We all managed to breathe , but breathing correctly is a rarity . Most often we interrupt our normal breathing and hold without even realizing it .
Developing mindfulness as described earlier, with little practice time, we are able to realize that when accessing our email interrupt the inhale and exhale. We informally call this "email apnea". And like every apnea, she probably brings harm.
In practice the martial art, if we do it right, we have to know the right time to pull air in and exhale it. This has to be done taking into account all the movement you are doing. When you dodge, when you take a kime, all this must be done in conjunction with the act of breathing.
"All these things, the bow, the arrow, the target and I are entangled in such a way that I can not separate them. And even the desire to do so disappeared. Because when the bow and shooting safe, everything is so clear, so unequivocal, so ridiculously simple. "~ Eugen Herrigel in the Art of Archery Zen.
In practice the martial art, if we do it right, we have to know the right time to pull air in and exhale it. This has to be done taking into account all the movement you are doing. When you dodge, when you take a kime, all this must be done in conjunction with the act of breathing.
"All these things, the bow, the arrow, the target and I are entangled in such a way that I can not separate them. And even the desire to do so disappeared. Because when the bow and shooting safe, everything is so clear, so unequivocal, so ridiculously simple. "~ Eugen Herrigel in the Art of Archery Zen.
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